Tendências e Inovações para o comércio eletrônico em 2024

Nos últimos anos, testemunhamos uma transformação digital sem precedentes, e o e-commerce brasileiro tem desempenhado um papel fundamental nesse processo. Já é o maior mercado da América Latina, segundo levantamento do Statista Digital Market Outlook, e um dos principais no mundo.

O relatório do PagSeguro de 2023 indicou que a América Latina como um todo tem se destacado, e que suas transações relativas ao comércio eletrônico no varejo aumentaram 30% ao ano em 2023, em comparação com 14% nos Estados Unidos e 12% na Europa.

Dito isso, em 2024, ressaltamos a expansão da infraestrutura digital, o crescimento do poder de compra da classe média e o consequente aumento dele, a diversificação nas opções de pagamentos digitais, a evolução das políticas de comércio e regulamentações, e o aumento da confiança e segurança no comércio eletrônico.

Analisando os dados do e-commerce e as tendências, identificamos consumidores cada vez mais engajados, impulsionando o progresso do e-commerce, tanto local quanto internacionalmente.

Especialistas apontam que o futuro está no investimento em tecnologia! As inovações no comércio eletrônico, e suas funcionalidades, precisam acompanhar as novas demandas do varejo.

Uma das principais estratégias emergentes é o comércio unificado, também chamado de omnicanalidade no e-commerce ou novo omnichannel. Esta abordagem integra jornadas de compra diversas em uma única experiência fluida, unindo o melhor dos ambientes online e físico. Este movimento visa quebrar barreiras entre formatos como televisão, publicidade digital e lojas físicas, adaptando-se às novas preferências do consumidor.

O M-Commerce, de mobile commerce, ou compras feitas pela internet com aparelhos móveis, continua dominante, com a maioria dos consumidores preferindo aplicativos móveis para compras online. Preferência impulsionada pela falta de acesso a computadores, e pela melhor experiência do usuário em smartphones. Em 2023, 73% das compras online foram realizadas via celulares ou tablets.

Esse movimento reforça a importância da otimização para dispositivos móveis e a criação de aplicativos como chave para o sucesso no e-commerce atual.

Além disso, a personalização da experiência de compra do usuário por meio de tecnologias como inteligência artificial é uma expectativa crescente. Clientes esperam interações mais personalizadas e relevantes, o que não apenas melhora a conversão de vendas, mas também fortalece estratégias de cross-selling e up-selling.

No âmbito do marketing digital, as redes sociais desempenham um papel crucial, influenciando decisões de compra e impulsionando o crescimento do social commerce, onde os consumidores não apenas interagem com marcas, mas também compram diretamente por essas plataformas.

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A rapidez na entrega continua como forte tendência de logística e grande diferencial competitivo, com destaque para opções de envio expresso e entrega no mesmo dia. A busca por praticidade e agilidade se estende também aos meios de pagamento, onde o pix se firma como um padrão cada vez mais aceito.

Outra tendência de compra online, os marketplaces se consolidam como mercado em ascensão, proporcionando maior visibilidade e acesso a uma ampla gama de produtos para empreendedores e consumidores.

Por fim, a sustentabilidade emerge como uma pauta central, exigindo práticas mais responsáveis para reduzir o impacto ambiental do e-commerce. Embalagens biodegradáveis e a escolha de fornecedores ecologicamente conscientes estão se tornando padrão entre as marcas.

Em síntese, o segundo semestre de 2024 promete ser de transformação contínua no e-commerce, com a convergência de tecnologias emergentes, foco na personalização e sustentabilidade, além de uma integração mais profunda entre os mundos físico e digital para oferecer experiências de compra excepcionais aos consumidores.

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Amanda Sens Chang Krueger
Amanda Sens Chang Krueger
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