O EDI está presente desde o surgimento da internet. Foi uma das primeiras manifestações mais próximas do conceito de e-commerce na década de 70. Mas o que é de fato esse Intercâmbio Eletrônico de Dados?
O que é EDI?
EDI (Eletronic Data Interchange) nada mais é do que um sistema eletrônico responsável pela troca de dados e informações entre empresas e instituições. Essa troca de dados ocorrerá por meio da internet, disponibilizando arquivos eletrônicos. Em alguns casos, a ação é realizada também por Web Service. No entanto, isso dependerá dos tipos de EDI utilizados pela empresa.
Quais são os principais tipos de Intercâmbio Eletrônico de Dados?
Sim, existem vários tipos de EDI! Porém, os mais comuns são:
Mercantis: é responsável pelos pedidos de compra e venda entre fornecedor e cliente;
Bancos: Atua em função de pagamentos e recebimentos de títulos. Com o EDI de Bancos é possível realizar todos os agendamentos do mês com antecedência;
Cartões: Torna-se responsável pelo recebimento dos resumos de venda ou ordem de crédito da empresa que administra o cartão do cliente;
Mas o que seria uma administradora de cartão?
É a empresa responsável pelo cartão fornecido ao cliente. Como exemplos de empresas, temos: Cielo e Rede. Mas como elas atuam?
Com base na negociação com o cliente, elas enviarão arquivos de resumo de venda e ordem de crédito, e em determinada data farão o depósito do valor das vendas.
Quais vantagens a minha empresa terá utilizando o EDI?
Existem várias vantagens em utilizar a Troca Eletrônica de Dados, mas a melhor de todas é: Poupar tempo!
Sem o EDI você precisaria estar antenado a prazos de pagamento, algo que toma muito tempo do seu dia, justamente porque o ato manual exige que você enfrente filas e horários comerciais. Além disso, há muita possibilidade de perder prazos por conta de compromissos imediatos que aparecem ao longo do dia de trabalho.
Outro benefício é a praticidade: em apenas uma tela você consegue acompanhar todo o seu processo de agendamento! Isso simplifica a administração da área financeira e facilita o acompanhamento de movimentação financeira.
Como faço para utilizar?
Antes de tudo, para usufruir das vantagens do EDI, você deverá entrar em contato com o seu banco, solicitando o serviço de tráfego de arquivos eletrônicos. Além disso, precisará procurar a empresa VAN Bancária (Rede de Valor Agregado), que auxiliará no processo de automatização dos processos bancários, facilitando pagamentos e recebimentos diários.
O EDI tem custos?
Assim como todo serviço bancário, o EDI também possui taxas. Porém, o valor pago compensa todo o trabalho manual – muitas vezes lento e com grandes índices de erro – que você teria caso não optasse por utilizá-lo.