Principais insights do ExpoEcomm em Blumenau sobre e-commerce, incluindo omnicanalidade, SEO, funil de vendas e estratégias de marketing.
O Circuito ExpoEcomm, evento itinerante que percorre diversas cidades do Brasil, aconteceu em Blumenau no último dia 11 de junho. E, é claro que o time Uoou marcou presença para saber todas as novidades, e encontrar parceiros e clientes!
Em um dia intenso de muita conexão e imersão no universo do comércio eletrônico, o evento contou com alguns dos grandes nomes do setor, como Babi Tonhela, Eduardo Oliveira, Diego Santana, entre outros.
Os temas abordados foram omnicanalidade, estratégias de SEO, funil de vendas, desafios e oportunidades da venda digital B2B, estratégias de frete, dicas de marketing e cases de sucesso com empresas localizadas na região.
O evento começou com reflexões impactantes e super pertinentes, como:
Você sabia que apenas 9,22% das empresas do varejo estão no ambiente online? E, que o Brasil lidera o cenário de oportunidades de e-commerce a nível mundial?
Esses foram os dados que Babi Tonhela trouxe quando falou sobre o recorte do e-commerce de hoje e o cenário do amanhã.
Ela acrescentou que a digitalização é fundamental para ambos os cenários, e que o mercado chinês – que se destaca – conduz uma mudança revolucionária no comportamento do consumidor. Além disso, sinalizou o vasto potencial do mercado brasileiro onde ela cita como “um campo fértil para a inovação e o empreendedorismo digital“.
Sobre omnicanalidade, Babi reforçou também sobre os benefícios da estratégia: competitividade, melhora na experiência do cliente, aumento das vendas e experiência operacional, conduzindo pequenas empresas para disputar próximo ou até mesmo em nível equivalente aos grandes players do mercado, possibilitando ao cliente uma experiência de compra coesa e fluída.
No painel Lojas de Sucesso, a Coordenadora de E-commerce do Grupo Lunelli, Stela Peruch salientou a importância de planejamento e benchmark, principalmente quando falamos sobre datas comemorativas. Sendo a antecipação e a constância (em anúncios, mídias, newsletters, etc.) as chaves para o sucesso. Ela completou falando sobre ativações para os clientes mais próximos, e o marketplace como estratégia para trazer novos clientes.
Alana Dizioli trouxe estratégias riquíssimas de SEO para e-commerce, e aqui gostaríamos de trazer um ponto de atenção: escrever descrições diferentes para o seu site e os parceiros de marketplaces é fundamental! Mas, você sabe o porquê?
Os fatores de rankeamento do google tendem a considerar como um produtor original o site que tem mais força ou relevância, ou seja, se você apenas replicar a descrição que usa no seu site para o site dos parceiros de marketplace, a tendência é o seu parceiro ser nomeado como original. Por isso, fique atento!
Além disso, use e abuse da linkagem interna no seu site para levar o usuário para outras páginas dele mesmo. Assim você ajudará a gerar relevância e identidade para ele.
Quando o assunto foi o funil de vendas, o Mago do E-commerce não conseguiu estar presente devido ao nascimento da sua filha, mas o time Allomni marcou presença no evento e entregou uma das melhores palestras, na nossa opinião. Trazendo dados e enaltecendo a relevância das metas diárias, semanais e mensais para guiar o time, estratégias para aumentar a conversão, como ticket médio, upsell, etc., assim como a importância de olharmos o e-commerce como um lugar de eterna melhoria.
Tuani Gelatti e Ana Carina, das empresas Maria Carolina Clothing e Not me shoes, respectivamente, trouxeram o brilho nos olhos e também as dificuldades diárias até se tornarem lojas de sucesso. Cheias de dicas e relatos, as empresárias abriram o coração falando sobre programa de afiliados e marketplaces como planos para abrir mercado, trocas e devoluções como forma de fidelizar os clientes, e perseverança e consistência nas redes sociais para cativar seus diferentes públicos.
O time dos Correios, representado por Carlos Altieri, enalteceu algumas dicas para trabalhar com a estratégia de frete a favor dos lojistas. Frete grátis, gatilhos mentais e visibilidade destas informações nos anúncios foram alguns dos temas levantados. A embalagem foi outro ponto de atenção, saindo do seu objetivo principal de manter a integridade do produto para estar totalmente vinculada à experiência que queremos oferecer para o cliente.
Ele também ressaltou a seriedade de mapear a todo momento os custos da operação, seja do frete ou de qualquer outro item para a saúde financeira da sua empresa!
E, claro que em um evento de e-commerce, não podiam faltar dicas de marketing e anúncios. Yasmin Medeiros do Tiktok, salientou a importância de mostrar a sua história para gerar conexão com o seu público, e Dih Santana trouxe a comparação de milhões – ao falar sobre público alvo – entre o Rei Charles III e Ozzy Osbourne, trazendo suas similaridades como gênero, idade, estado civil, localização e status financeiro, mas com perfis completamente diferentes para serem trabalhados em anúncios. Essa reflexão é super válida quando falamos em analisar o nosso consumidor, saber suas motivações, entender quais são os melhores criativos para gerar interrupção, despertar sua curiosidade e assim, gerar conversões.
Comparação entre o Rei Charles III e Ozzy Osbourne
Esse foi o resumo da nossa participação no primeiro Expoecomm em Blumenau.
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