Aquecimento Black Friday 2024 – é hora de planejar a maior promoção do ano!

Se você é lojista ou trabalha com varejo, já sabe que o mês de novembro é marcado por uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico: a Black Friday.

Ação promocional mundialmente conhecida que, só em 2023 – segundo o levantamento da Neotrust e ClearSale – faturou no e-commerce cerca de R$ 5,23 bilhões.

Mas, será que já estamos ansiosos, ou já é tempo de falarmos da Black Friday de 2024?

O tema acontecerá em 29 de novembro de 2024, e foi pauta do evento promovido pelo SCMC, em parceria com o CIB, SelectData, Troquecommerce e Uoou Solutions, no auditório do Centro de Inovação de Blumenau no último dia 25 de abril.

Apesar de ainda estarmos em junho, assim como em qualquer evento, a Black Friday exige planejamento e alinhamento da sua empresa para ser o mais assertiva possível e obter os melhores resultados. Por isso, começar o quanto antes é a chave do sucesso!

Analisar acertos e erros referente a ação do ano passado, pode gerar um grande aprendizado. Entender quais foram os ganhos reais, sua margem de lucro, as principais ações que fizeram a sua empresa se conectar com o seu cliente, ou qual foi a principal forma de captação de leads te ajudará a iniciar esse planejamento. Afinal, este é um dos principais momentos do ano para você focar na aquisição de novos clientes, trazendo valor na experiência dele no seu negócio.

Além disso, é importante entender também se houve algum problema na logística, no produto, na operação das transportadoras e afins ao longo da ação.

Mas, se esta é a sua primeira, listamos aqui o checklist para você começar agora o planejamento da sua Black Friday de 2024:

  • Tenha uma plataforma de e-commerce robusta para garantir que a experiência do seu usuário seja a melhor possível – lembre-se que os clientes costumam abandonar uma compra quando enfrentam qualquer tipo de problema na hora da compra.
  • Faça uma boa gestão de estoque para este período – pense no produto que você planeja vender na Black Friday. Será algum produto que você já tem em estoque? Ou você planeja desenvolver algum produto específico para este período? Defina isso o quanto antes!
  • Surpreenda na rapidez da entrega (e no valor também, porquê não?) – planeje quais transportadoras estarão com você neste momento. Ter opções de frete com preços competitivos faz toda a diferença na hora da compra do cliente, e também no custo pra você, lojista! Aqui na Uoou te ajudamos a ter acesso a contratos competitivos com as principais transportadoras do país.
  • Promoções atrativas são a chave para este momento! – planeje e entenda quais ações promocionais funcionam melhor para o seu negócio. Identifique o que performou em 2023, veja o que a concorrência aplicou também, e verifique se o que você tem em mente pode ser aplicado na sua plataforma de e-commerce.
  • Agora que você já sabe quais produtos estarão na sua ação promocional e quais promoções aplicará, é hora de definir se haverá algum ensaio fotográfico exclusivo para este momento. Lembre-se que se você utilizar produtos que já tem estoque, talvez valha a pena refotografá-los, dando uma nova imagem para ele, e impactando o cliente de uma nova forma.
  • Pense na identidade visual – coloque o seu time para pensar nos layouts e na forma que a sua empresa pretende comunicar a ação. É importantíssimo lembrar que apesar de estarmos em um momento promocional, manter a imagem da sua marca intacta é o objetivo.
  • Não esqueça da experiência do cliente! Cada cliente é único, e você precisa lembrar disso. Por isso, não deixe de pensar ações para atingir desde o cliente que fará a primeira compra na sua loja virtual, quanto aquele que compra regularmente.
  • Pense nas configurações que são necessárias na plataforma para este momento: além da logística, produtos e promoções, lembre-se que oferecemos outras formas de impactar e atingir o seu cliente, como os e-mails de carrinho abandonado. Não esqueça de testar e configurá-lo previamente.

Mas, não se assuste com a lista! Estamos aqui pra te ajudar em todas as etapas desse planejamento.

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar em algo?

Confira alguns dos pontos abordados: 
  • Importância da Black Friday
  • Aquecimento Black Friday 2024
  • Planejamento para a Black Friday 2024 – a maior ação promocional do ano
  • Checklist para a Black Friday 2024
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Amanda Sens Chang Krueger
Amanda Sens Chang Krueger
Artigos: 3

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